capa_um_modelo_de_implementacaoSobre a Obra:

UM MODELO DE IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE TURISMO – O estudo pretende apresentar os caminhos percorridos pela implantação das políticas públicas de turismo no município de Nova Lima que significaram o início da inserção de um sistema integrado de ações compartilhadas para gestão do turismo local. O modelo apresentado revela como as políticas públicas, que são implementadas pelos planos de turismo, podem beneficiar uma comunidade nos seus arranjos produtivos capazes de gerar benefícios sociais, ambientais e econômicos para os anfitriões, além de ampliar possibilidades de trabalho, renda e receita para seu povo melhorado assim a qualidade de vida local e a satisfação do turista pelo consumo de um produto sustentável. O livro aborda também a importância de investir em produções artesanais que são produções limpas e que podem se tornar novas alternativas econômicas para as regiões de economia estagnadas e como os eventos associados a este tipo de produções podem se tornar importantes instrumentos de promoção de produtos turísticos locais. As compilações dos registros aqui apresentadas não exaurem o tema e nem tem a pretensão de se tornar um manual ou guia para gestores locais, mas tem a humildade de querer deixar registradas algumas ações realizadas em determinada época, além de sugestões aplicáveis para ações futuras. Agradeço a leitura dos curiosos, a paciência dos entendidos do tema e desejo boa sorte e bons trabalhos àqueles que querem seguir um caminho em linha horizontal, dando continuidade a um processo que foi iniciado com muito empenho, dedicação, profissionalismo e, acima de tudo, perseverança de toda uma equipe e ao longo de 16 anos de história.

Sobre o Autor:

Doutoranda em Engenharia de Produção, Mestre em Turismo e Meio Ambiente, Especialista em Gestão Ambiental, Especialista em Ecoturismo, MBA em Turismo: planejamento, gestão e marketing
e Bacharel em Turismo. Foi docente e Coordenadora de Estágio dos cursos de Turismo e Administração Hoteleira da Faculdade Estácio de Sá de BH. Foi docente, Coordenadora de Curso e Coordenadora de Estágio do curso de Turismo e docente e Coordenadora de Estágio do curso de Administração de Empresas da Faculdade Del Rey. Além de ter sido também docente no Centro Universitário Newton Paiva. É atualmente docente na UFOP, Coordenadora Técnico Pedagógica na UNOPAR/ Pólo Nova Lima, e Secretária Municipal de Turismo de Nova Lima/MG. Foi membro fundador do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico Artístico e Cultural e também membro fundador e atual Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Nova Lima. A autora tem toda sua trajetória profissional com envolvimento nas áreas de docência, gestão pública, planejamento, e eventos turísticos sendo ainda idealizadora e coordenadora de eventos importantes para o município como Festa da Mandioca, Feira Domingo em Bicalho, Miss Nova Lima, Festival Gastronômico Rota dos Sabores, Festa do Mel e Uaiktoberfest, colaborando assim para o desenvolvimento da atividade turística em Nova Lima e Região.

Um Modelo de Implantação de Políticas Públicas de Turismo