capa_praticas_de_laboratorioSobre a Obra:

CURSOS PROFISSIONAIS:

Montagem de Layout de laboratórios.
Assessoria em projeto de equipamentos de laboratórios e dispositivos de segurança.
Coordenação das atividades do laboratório de ensaios/análises químicas, físicas e físico-químicas de matérias-primas e insumos para fabricação do sínter, cal e aço em siderúrgica.
Realização de análises químicas em laboratório de via úmida ou instrumental.
Desenvolvimento de análises e amostragem em minérios e/ou fundentes para atendimento aos clientes.
Coordenação das atividades em laboratório para preparação de amostras para análises químicas e físicas de materiais de minas de céu aberto e subterrâneas.
Preparação de amostras de matérias-primas, análises químicas e ensaios físicos e físico-químicos em: minérios de ferro, manganês, fundentes, ferro, ligas, sínteres, aços, produtos semiacabados, sucatas, carvões, óleos lubrificantes, água e mananciais, graxas, coques, gases diversos, produtos carboquímicos.
Padronização dos métodos de ensaios, conforme normas da ABNT.
Qualificação dos métodos de ensaios de fornecedores.
Implantação dos requisitos das normas, série ISO 9000.
Auditor interno (Normas série ISO).
Preparo e ensaios de Amostras de Bióxido de Manganês Eletrolítico (BME).

Sobre o Autor:

RONALDO QUINTELA DE ANDRADE – Nascido em Belo Horizonte, MG, em 13 fevereiro de 1957. Técnico Químico formado na Escola Técnica Vital Brasil em 1978. Licenciado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário do Oeste de Minas – Formiga, em MG, no ano de 2004. Trabalhou como Técnico Químico em grandes empresas deste país. Seu atual cargo é fruto de uma extensa carreira, permeada por várias empresas, onde atuou como Técnico Químico, Supervisor, Analista Químico, Auditor em laboratório e Responsável Técnico pelos laboratórios. Sempre buscou aperfeiçoamentos através de cursos.

Pratica de Laboratório