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Sobre a Obra:

O perfil socioeconômico e cultural dos estudantes da universidade federal de são paulo – O presente livro Perfil socioeconômico e cultural dos estudantes da UNIFESP: um estudo inicial realizado com base em dados de ingressantes 2011 resulta de um trabalho de pesquisa realizado no âmbito da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – Universidade Federal de São Paulo. Na tentativa de conduzir políticas educacionais e ações institucionais que atendam as demandas realmente existentes, as autoras procuram deixar aqui uma pequena parcela de contribuição enquanto docentes e gestoras de uma universidade federal: saber quem, do ponto de vista socioeconômico e cultural, foram os estudantes que ingressaram na UNIFESP em 2011. Este tipo de trabalho nos traz dados de um momento particular da Universidade Federal de São Paulo, o da expansão das Instituições de Ensino Superior do Brasil. Podemos arriscar em dizer que esta pesquisa foi conduzida justamente no período de transição e de mudanças propostas em âmbito nacional para a educação superior. No entanto o impacto e o resultado desta política já podem ser sentidos, ora positivamente, ora negativamente. No contexto da UNIFESP, a expansão não traz apenas novos cursos e áreas do conhecimento, mas certamente impacta, como temos visto, o per l do estudante ingressante, levando-nos a refletir nas questões relacionadas ao acesso à universidade e aos locais de produção do conhecimento para além da entrada ou ingresso pelo vestibular. O que se destaca com este trabalho é a importância de uma ampla divulgação dos métodos e dos resultados deste estudo junto aos setores acadêmicos, tais como diretores acadêmicos, chefias de departamento, coordenadores de curso da UNIFESP e de outras instituições de ensino superior com vistas a sensibilizar os atores do cenário da educação brasileira para a necessidade e importância de elaborarmos localmente ações e políticas que levem em consideração o perfil dos estudantes matriculados.

Sobre os Autores:

Juliana Garcia Cespedes, professora adjunta do Departamento de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo, campus São José dos Campos. Atua na área de probabilidade e estatística com ênfase em inferência bayesiana. É Coordenadora de Atividades Extracurriculares da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UNIFESP e vice-presidente da Comissão para Estudo do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes da UNIFESP-CEPES. Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), mestrado em Estatística e Experimentação Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo (2004), e doutorado em Estatística e Experimentação Agronômica pela Escola Superior de  Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo (2008).

Fernanda Miranda da Cruz, professora Adjunta do Departamento de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos-SP. É Coordenadora de Ações Afirmativas e Políticas de Permanência Estudantil junto à Pró–Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). Atualmente é presidente da Comissão Permanente para Estudo do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes da UNIFESP-CEPES. Colaborou como Pró-Reitora Adjunta de Assuntos Estudantis. Possui graduação em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2001), onde também obteve seu título de mestre e doutora. Doutora em Linguística pela UNICAMP (2008) e em Sciences du Langage (2008) pela École Normale Supérieur en Lettres et Sciences Humaines (ENS–LSH), Lyon, França.).

O perfil socioeconômico e cultural dos estudantes da universidade federal de são paulo