capa_guia_de_gestaoSobre a Obra:

GUIA DE GESTÃO – As empresas vivem um momento em que precisam focar a Gestão do Conhecimento, do Capital Intelectual e da Mudança. O Conhecimento é o diferencial estratégico. É necessário tratá-lo com métodos, metodologias e ferramentas apropriados. Envolve Processar Dados e Informações. É o Catalisador da Inovação e do Desenvolvimento. OBTER INFORMAÇÃO NÃO É DESENVOLVER O CONHECIMENTO. O Conhecimento está na mente das pessoas, e deve resultar na Satisfação dos Clientes. O Conhecimento deve ser PRESERVADO. “(…) Capital Intelectual é a soma de tudo que todos em uma empresa sabem, que lhe propicia uma vantagem competitiva.” Stewart (1997). Portanto, o capital da empresa é uma soma do Capital Estrutural mais o Capital Intelectual (o ser humano). A Gestão da Mudança é o processo para tratar as questões das pessoas e as mudanças no negócio para obter os resultados desejados. E hoje em dia, estamos no meio de uma grande mudança. Estamos saindo da Era da Informação ou Conhecimento, e entrando na Era da Intuição e Inovação. Não existe desenvolvimento sem mudança. O trabalho neste livro pretende sensibilizar e ampliar a percepção sobre os desafios que o cenário atual propõe para as organizações. Procuramos desenvolver os pontos básicos que impactam sobre estes desafios, de forma suscinta e simples, para que possa ser adotado como material didático de aulas e seminários para o desenvolvimento de pessoas em organizações privadas ou públicas.

Sobre o Autor:

RANDOLFO CAMPOS SOBRINHO é pós-graduado com MBA em Administração e Negócios pela FGV-Rio, pós-graduando em Educação Ambiental e graduado em Física. Ao longo de uma carreira de mais de vinte anos como executivo em empresas de médio e grande porte, sempre promoveu e participou de atividades de treinamento e desenvolvimento de pessoas, por entender que a maior parte dos problemas é de natureza comportamental, e que o indivíduo é o componente chave para a sustentabilidade organizacional. Como Gestor, sua experiência abrange atividades como Gestão de Divisão Automotiva, Desenvolvimento de Negócios B2B, Prospecção de Mercado Externo, Suporte de Vendas/Marketing, Produção, Qualidade. Experiência internacional na área de Suporte/Relacionamento com Clientes e Desenvolvimento de Fornecedores (Europa, USA e China). Possui, também, experiência em Assessoria, Treinamento & Desenvolvimento, participando de programas desenvolvidos em empresas privadas e públicas.
Realizou palestras e cursos relacionados a Programas de Treinamento e Educação Corporativa, abordando temas como: Andragogia, Dimensão Empreendedora, Aprimoramento dos Ambientes de Trabalho, Relacionamento com Clientes, Desenvolvimento de Equipes de Trabalho, Desenvolvimento de Supervisores, Método de Análise e Solução de Problemas – MASP, Controle Estatístico do Processo – CEP, Análise de Valor, Gestão da Qualidade & Produtividade e Capacitação de Representantes.
Atualmente, seu trabalho envolve o desenvolvimento de negócios e representação de empresas nacionais e internacionais na América do Sul, e a realização de palestras e cursos voltados para a área de Treinamento e Educação Corporativa.
Contato: randolfocs@gmail.com

MONICA MONNERAT é pós-graduada em Administração Escolar (Ucam-RJ) e graduada em Pedagogia, com curso básico e practitioner em Neurolinguística (INAP-RJ), formação em Arte Educação pela Escolinha de Arte do Brasil (RJ). Trocou uma graduação do curso de Arquitetura para empreender na área de educação, há cerca de 15 anos, para se reinventar à procura de novos desafios e autorrealização, contribuindo para a formação de cidadãos e educadores. Além de autora do livro Músicas e Histórias, em parceria, possui larga vivência de gestão educacional como Sócia-Diretora do Centro Educacional Monnerat, em Nova Friburgo. No setor público, atuou como Vice-Secretária de Educação de Nova Friburgo (RJ). Tem atuado, também, em docência como professora e coordenadora do curso de graduação em Pedagogia da Universidade Candido Mendes- Nova Friburgo. Sua experiência também compreende a realização de Treinamento e palestras para empresas e organizações educacionais, desenvolvendo temas como: Qualidade no Atendimento ao Público, Motivação, Liderança, Trabalho em Equipe, Postura no Atendimento ao Público, Formação Ecopessoal e Empreendedorismo (Ser X Ter).
Atualmente, além da gestão do Centro Educacional Monnerat, ela tem realizado palestras e cursos para empresas. Ela também tem organizado atividades educacionais na comunidade.
Contato: musicasehistorias@yahoo.com.br

Guia de Gestão