Quanto tempo demora a realização do livro?

O tempo médio de edição e publicação de um livro, na Editora Livre Expressão, é de 60 a 90 dias. Isso varia de acordo com o número de páginas do trabalho e do tempo que o autor leva para fazer correções nas provas tipográficas. Vale ressaltar que há autores que continuam adicionando capítulos ao livro durante a fase de edição, o que acaba estendendo o tempo de produção. Para a editora é sempre melhor quando o livro é devolvido o mais rápido possível.

Como posso calcular o número de páginas do meu livro?

O cálculo das páginas é muito relativo, depende do tipo de fonte usado (Times New Roman, Arial, Calibri, etc.) e do tamanho. A página de um livro em formato 14 x 21cm contém, aproximadamente, 2.000 caracteres, incluindo espaços, em fonte Times New Roman, tamanho 12 (veja abaixo o item “Como calcular o número de páginas em seu livro”).

O que é uma prova do livro?

Trata-se de uma impressão digital ou impressa em papel em que o autor fará a avaliação da revisão, diagramação e anotará as observações que julgar necessárias.

Quantas provas são feitas?

Em média, duas. É o autor que determina a realização de correções. Fique claro que, quanto mais alterações o autor fizer, maior será o tempo de produção para a edição e publicação do seu livro.

Podem dois livros, de autores diferentes, ter o mesmo título?

Não há violação de Direito Autoral quando dois livros têm o mesmo título. Vejamos o caso do título “O Aleph”, do escritor argentino Jorge Luis Borges, que é um livro de histórias curtas, publicado em 1949, e o livro de mesmo título de Paulo Coelho, publicado em 2010.

Outra obra de Paulo Coelho, “O Zahir”, lançada em 2005, tem o mesmo título do publicado por Jorge Luis Borges na década de 1940. Evidentemente, um livro não tem nada a ver com o outro.

É possível que um livro saia com erros?

Apesar de todos os esforços, é possível que algum erro possa passar despercebido, seja de revisão, diagramação ou falha de impressão, mas, acredite, isso não será o fim do mundo e esse problema não é novo, como afirma Monteiro Lobato: “A luta contra o erro tipográfico tem algo de homérico. Durante a revisão os erros se escondem, fazem-se positivamente invisíveis. Mas assim que o livro sai, tornam-se visibilíssimos, verdadeiros Sacis a nos brotar a língua em todas as páginas. Trata-se de um mistério que a ciência ainda não conseguiu decifrar.

A impressão que se tem é que um erro de projeto em um avião é mais tolerado do que um erro em uma palavra de um livro.

Posso enviar a capa feita por mim ou por um amigo?

Sobre a capa, precisaremos verificar o arquivo.

O que consideramos capa inclui: capa, orelhas, lombada e contracapa, além de todos os elementos e textos que compõem cada parte. Teremos de verificar se o arquivo está dentro das medidas e dos padrões de qualidade gráfica para que a qualidade de impressão de seu trabalho não seja comprometida. Na Editora Livre Expressão há uma exigência muito grande com a qualidade do trabalho.

Por ter conhecido a Editora Livre Expressão na Internet, que garantias eu tenho de que se trata de uma empresa idônea?

Sobre a garantia de existirmos como empresa, estamos no mercado desde 1994. Se não trabalhássemos corretamente, certamente não estaríamos esse tempo todo trabalhando.

No nosso site há diversos autores com nome e alguns com e-mail. prestando depoimentos sobre o nosso trabalho. Caso queira, pode entrar em contato com eles.

Há diversas formas de entrar em contato conosco, por telefone, e-mail, Skype, etc., ou seja, você sempre terá alguém com quem falar na editora. Funcionamos das 8 às 18 horas.

Caso queira, podemos lhe telefonar e tirar qualquer dúvida quanto ao nosso trabalho.

Há algum problema em perguntar sobre publicação de livros à Editora Livre Expressão, mesmo que não tenha intenção de publicar agora?

Não há problema algum, entendemos o quanto é importante para o autor estar de posse do máximo de informações para que decida da melhor forma a edição do seu livro.

Pode ficar à vontade para nos escrever sempre que tiver qualquer dúvida sobre edição e publicação de livros.

Se não foi possível no momento, esperamos que em um futuro breve possamos trabalhar juntos.

Fique à vontade para nos escrever sempre que tiver qualquer dúvida sobre edição e publicação de livros. Sempre será muito bom tê-lo com a gente!

A Editora Livre Expressão faz crítica literária?

Infelizmente não fazemos a crítica literária, apenas técnica.

Isso se dá por uma questão de coerência. Como podemos dizer para um autor que o texto dele não é bom se temos todo o interesse de que ele feche a edição do seu livro conosco?

Há editoras que se aventuram nesse papel. Geralmente, fazem críticas excessivamente elogiosas apenas para inflar o ego do autor e, consequentemente, criam falsas expectativas sobre a obra. Tudo isso apenas para fechar o negócio.

Nós, da Editora Livre Expressão, consideramos que o melhor crítico é o leitor. Há um número incontável de obras que foram ignoradas por editores e se tornaram best-sellers. O maior exemplo é o da escritora Joanne Kathleen Rowling, autora da série “Harry Potter”. Após ser desencorajada por mais de dez editores de publicar sua obra, tornou-se o sucesso milionário que todos conhecem.

Se essa avaliação for de fato extremamente necessária, sugerimos a contratação de um profissional para isso, pois, certamente, este terá uma opinião imparcial sobre sua obra, porém não necessariamente correta, como apresentado no exemplo acima.

Qual a diferença entre folha e página?

A diferença é bem simples.

Página é o que está numerado (paginado). 1, 2, 3, (…) 159, 160., etc.

Folha é a folha de papel mesmo.

Em um livro, para cada folha de papel, há duas páginas.

Por convenção, o custo do livro é sempre calculado por página.

Como faço para registrar o meu livro?

Fazer o registro do seu original é bem simples, basta entrar em contato com o EDA – Escritório de Direitos Autorais de sua cidade. Para maiores informações, visite o site da Biblioteca Nacional:

http://www.bn.br/portal/?nu_pagina=25

Gostaria de publicar apenas um exemplar, é possível?

Considere que para fazer um livro é preciso passar pelos seguinte processos.

  • Limpeza do texto do seu original (para retirar incorreções na digitação);
  • Diagramação do texto (o original já ficará com “cara de livro”);
  • Revisão do texto (será impressa uma primeira prova em papel);
  • Correção da revisão feita acima (será impressa uma segunda prova em papel);
  • Criação de capa (o capista irá fazer três ou mais modelos de capa).

Em cada item desse, haverá um profissional que levará, no mínimo, um dia ou dois de trabalho.

Caso queira fazer apenas alguns exemplares, o valor terá de cobrir o custo desses profissionais. Por isso, o melhor é fazer uma tiragem mínima de 100 exemplares.

Quem detém os direitos sobre as obras publicadas na Editora Livre Expressão?

Tanto os direitos intelectuais e de cópias pertencem exclusivamente ao autor, que não terá mais compromisso com a Editora Livre Expressão depois de o livro ser publicado. Caso queira, no futuro, o autor pode imprimir o livro em outra editora, sem necessidade de qualquer autorização de nossa parte. A obra só não poderá mais ter o mesmo ISBN e o logo da editora Livre Expressão. Muitas editoras prendem o autor por três ou cinco anos, o que pode pode vir a prejudicar futuras oportunidades no mercado.

Todos os autores que voltam a reeditar na Editora Livre Expressão o fazem por vontade própria e não por alguma “amarração” em contrato.

Como devo enviar os originais para publicar um livro?

Após contrato firmado, é conveniente enviá-los em CD ou pen drive, ou mesmo para o e-mail da editora. Caso os arquivos sejam muito grandes, disponibilizamos uma pasta no servidor da editora para que possa fazer o upload seguro, ou seja, mandar os arquivos do seu computador diretamente para o computador da Editora Livre Expressão.

  • Uma cópia do trabalho, incluindo um sumário.
  • O arquivo digital (disco – CD – DVD – pen drive).
  • Síntese do livro (45 palavras, no máximo 50) para catálogos e publicidade.
  • A capa do material (imagem, foto do autor, release, breve biografia do autor).

Você encontrará em nós a confiabilidade e a segurança necessárias para a publicação de seu livro e esperamos que seja uma atividade bastante agradável.